A JSD/ Núcleo Residencial de Santa Maria da Feira, promoveu dia 30 de Abril, sábado, o III Fórum da Juventude: Construindo o Futuro. O evento, agendado para as 15 horas, teve lugar na Junta de Freguesia de Santa Maria da Feira.
Através do Fórum, que nesta terceira edição solidificou o seu espaço na agenda política feirense, a JSD/NR Feira trouxe à reflexão o papel dos jovens na sociedade, a importância da educação e o seu futuro, as dificuldades sentidas por quem chega pela primeira vez ao mercado de trabalho e o empreendedorismo como saída para as dificuldades.
O primeiro tema, “Os jovens na Sociedade Civil”, foi abordado por Ricardo Morgado, Presidente da Federação Académica do Porto em 2010. Ricardo defendeu que o papel do jovem deve passar por uma participação activa enquanto cidadão, alicerçada pela sua emancipação. Polémico, apontou a indignação como primeiro passo para o envolvimento, que considera “intermitente”, ao mesmo tempo que acusou a Escola de não promover a autonomia do jovem. Afirmou, por último, a importância para o mercado de trabalho da participação em associações estudantis.
António Leitão Amaro, deputado à Assembleia da República e Professor na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, discorreu sobre o “Futuro da Educação”. Partindo do pressuposto de que a educação é o factor mais importante para o sucesso individual e para a mobilidade social, Leitão Amaro analisou o papel do Estado neste sector. Sugeriu a neutralidade quanto ao regime de propriedade dos estabelecimentos de ensino, a descentralização do nível de decisão, a liberdade de escolha dos alunos quanto ao seu projecto educativo e, daí decorrente, a sua responsabilização, a necessidade de apostar na formação dos professores e a publicidade das avaliações a instituições e docentes. Como ideia-base, defendeu que o papel do Estado deve ser assegurar a igualdade de oportunidades através do ensino.
Após o intervalo, Carla Rodrigues, deputada à Assembleia da República, analisou os “Obstáculos do Mercado de Trabalho”, no que aos jovens diz respeito. Através de uma demonstração estatística, Carla Rodrigues conclui que o desemprego jovem tem um grande impacto na Região Norte, que a Europa anda a duas velocidades neste particular e os jovens licenciados são o grupo mais afectado pela precariedade laboral. A deputada descreveu, então, as causas para estes efeitos, entre as quais a falta de experiência profissional dos jovens licenciados, a rigidez das leis laborais, a falta de diálogo entre as universidades e as empresas e a contracção da actividade económica criadora de emprego. Introduzindo de certa forma o tema seguinte, Carla Rodrigues nomeou o empreendedorismo como uma das saídas possíveis.
Introduzido o “Poder do Empreendedorismo”, coube a Roberto Leão, fundador do Clube de Empreendedorismo da Universidade do Porto e natural de Santa Maria da Feira, a tarefa de o demonstrar. Numa exposição cativante e plena de exemplos práticos, Roberto começou por afirmar que o empreendedorismo não é algo que se ensina. De seguida desfez alguns mitos quanto à matéria, salientando que não há limite de idade para se empreender e que qualquer produto pode ser vendido. Por último, este feirense sublinhou que a educação, a atenção às oportunidades, a rapidez, o trabalho em equipa, o pensar global e a resiliência são os factores determinantes para o sucesso de qualquer empreendedor.
A Organização do Fórum abriu as portas à comunidade feirense, percebendo a importância das matérias a discutir e o seu impacto na vida dos cidadãos. A este apelo, respondeu a cidade com um auditório composto e participativo, o que muito contribuiu para o dinamismo e enriquecimento do debate.
De salientar, por último, a presença do deputado feirense à Assembleia da República, Amadeu Albergaria, dos Vereadores da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, Emídio Sousa e Cristina Tenreiro, do Presidente da Junta de Freguesia de Santa Maria da Feira, Fernando Leão, do presidente da secção Concelhia da JSD Feira, Nuno Albergaria e de representantes de Núcleos Residenciais da JSD do Concelho e fora dele.