As ruas e passeios da freguesia de Santa Maria da Feira
A crise não justifica o estado de muitas ruas e passeios da freguesia de Santa Maria da Feira.
As ruas da freguesia têm uma aparência em tudo semelhante em todo o concelho, remendadas de cima a baixo, na maioria dos casos com 'remendos' de baixa qualidade e mal executados, e muitas vezes realizados uns meses após o asfaltamento da mesma rua. Quem nunca viu também os famosos remendos com 'paralelos', que se dizem provisórios, mas muitas vezes parecem mais que permanentes.
O recente 'buraco' que apareceu na rua dos Descobrimentos exemplifica perfeitamente o que os feirenses estão habituados a ver, e anos após anos, com dinheiro ou sem dinheiro, mas sempre sem verdadeiro rigor, as estradas vão-se deteriorando , dando a toda a gente que visita a sede do município a impressão de 3º Mundo.
A isto pode-se juntar a falta de passeios em muitas ruas, o mau estado dos existentes ou a ausência de qualquer material sólido ou as rotundas eternamente em obras ou de estética bastante duvidosa, muitas vezes parecendo ao abandono.
Em vez de se fazerem novas avenidas e 'circulares ' que só trarão mais carros para a cidade, acrescentando mais caos ao actual tráfego automóvel, devia-se antes repensar a estética urbana, ter mais rigor, completar e construir o que falta, nas ruas, nos passeios e nas rotundas.
Muitas vezes, os pequenos pormenores contam
terça-feira, 24 de janeiro de 2012
quinta-feira, 19 de janeiro de 2012
A promessa das Fogaceiras
Esta semana é o 20 de Janeiro! Talvez isto não diga muito à maioria das pessoas, mas é um dia importante na minha cidade, ao ponto de ser o nosso feriado municipal. É o Dia das Fogaceiras, a mais contada, conhecida, mítica e, definitivamente, eterna lenda de um dos lugares-chave da nossa nacionalidade, de um dos povoamentos mais antigo do país, a “casa” dos Condes da Feira e, agora, um lugar cheio de histórias e encantos – a lindíssima cidade de Santa Maria da Feira.
Na verdade, esta é mais do que uma festa popular. É uma promessa! Por volta de 1505, o povo da Feira, assolado pela peste negra, pediu protecção a São Sebastião em troca de um pão doce chamado fogaça. Para cumprir a promessa, realizava-se uma procissão que saía do Paço dos Condes e seguia para a Igreja do Convento do Espírito Santo (Lóios), onde eram benzidas as fogaças, divididas em fatias e repartidas pelo povo. Actualmente, há um completo programa cultural inerente ao dia e que se prolonga por todo o mês de Janeiro. Na procissão participam as várias colectividades do Concelho, assim como os titulares de cargos políticos, mas as estrelas da festa são as centenas de meninas, todas vestidas de branco com faixa azul ou vermelha e uma fogaça na cabeça. São elas as fogaceiras, que marcham em fila rumo à Igreja Matriz e à eternização da festa das fogaças e do espírito cumpridor e devoto das gentes feirenses.
E foi assim, do povo, que nasceu a Festa das Fogaceiras e uma tradição secular, que se cumpre todos os anos a 20 de Janeiro, em Santa Maria da Feira. Venham fazer-nos uma visita!
Joana Ribas
terça-feira, 10 de janeiro de 2012
A situação nos dias de hoje!!!
Dizem-nos que é necessários sermos empreendedores, originais, os melhores… Dizem para não nos iludirmos com salários muito elevados… Pedem-nos ambição e trabalho! E nós? Seguimos?!
Depois do esforço debatemo-nos e o que encontramos são portas a fechar e nós sem conseguir entrar. Estamos em crise…
Hoje em dia é difícil estar numa situação de recém-licenciado e até mesmo de trabalhador. Gostamos de ir à luta?! Sim, e temos esse direito. No entanto, temos de nos consciencializar que não estamos em boa altura e para isso é necessário ter paciência e confiança, ter a capacidade de acreditar e cooperar com as nossas entidades empregadoras.
É essencial dar um novo rumo a esta situação e é imprescindível ter uma politica mais virada paras as empresas.
Se nós, Portugal, não crescermos economicamente ao longo deste ano, será impossível sairmos desta situação!
Vamos acreditar que é possível …
Sara Ferreira
Subscrever:
Mensagens (Atom)