quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

A promessa das Fogaceiras


Esta semana é o 20 de Janeiro! Talvez isto não diga muito à maioria das pessoas, mas é um dia importante na minha cidade, ao ponto de ser o nosso feriado municipal. É o Dia das Fogaceiras, a mais contada, conhecida, mítica e, definitivamente, eterna lenda de um dos lugares-chave da nossa nacionalidade, de um dos povoamentos mais antigo do país, a “casa” dos Condes da Feira e, agora, um lugar cheio de histórias e encantos – a lindíssima cidade de Santa Maria da Feira.


Na verdade, esta é mais do que uma festa popular. É uma promessa! Por volta de 1505, o povo da Feira, assolado pela peste negra, pediu protecção a São Sebastião em troca de um pão doce chamado fogaça. Para cumprir a promessa, realizava-se uma procissão que saía do Paço dos Condes e seguia para a Igreja do Convento do Espírito Santo (Lóios), onde eram benzidas as fogaças, divididas em fatias e repartidas pelo povo. Actualmente, há um completo programa cultural inerente ao dia e que se prolonga por todo o mês de Janeiro. Na procissão participam as várias colectividades do Concelho, assim como os titulares de cargos políticos, mas as estrelas da festa são as centenas de meninas, todas vestidas de branco com faixa azul ou vermelha e uma fogaça na cabeça. São elas as fogaceiras, que marcham em fila rumo à Igreja Matriz e à eternização da festa das fogaças e do espírito cumpridor e devoto das gentes feirenses.

E foi assim, do povo, que nasceu a Festa das Fogaceiras e uma tradição secular, que se cumpre todos os anos a 20 de Janeiro, em Santa Maria da Feira. Venham fazer-nos uma visita!

Joana Ribas

Sem comentários:

Enviar um comentário