segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Camisola laranja

A JSD foi a primeira Juventude Partidária portuguesa e surgiu como núcleo de jovens do PSD. Contudo, a Jota é independente, com estatutos, sede e símbolos próprios, por vezes adoptando políticas distintas das do partido. Claro está, a ideologia base é a mesma: a construção de um estado baseado na democracia social, económica, política e cultural; o pendor nacional, sem descurar a estruturação europeia; a edificação de uma sociedade globalizada e baseada nos valores democráticos.

Há, então, que compreender o lugar da estrutura. A juventude tem que ser a consciência crítica do partido, uma escola de formação cívica e política, um veículo privilegiado para a participação pública e para a estruturação do futuro do país. A JSD tem que se envolver nos assuntos que lhe são próximos e ir ao encontro dos jovens, mas, principalmente, tem que ser jovem. E ser jovem é ser irreverente, futurista, diferente.

Pertencer a uma juventude partidária, acreditem no que vos digo, pode ser muito ingrato. Mas, precisamente por isso, requer algo muito especial. A militância significa que muitas vezes nos vão chamar “tachistas”. Para quem nunca esteve deste lado, aqui fica a perspectiva interna: quem vem com esse objectivo, acaba por ir embora. E vai embora por um motivo muito simples: não consegue, ou não quer, acompanhar o ritmo. Os restantes, asseguro, são pessoas que dão muito às casas partidárias e às comunidades a que pertencem. Quanto às tão aclamadas ligações e carreiras políticas, elas chegam, para alguns. São geralmente fruto desse trabalho, dessa dedicação e desse sacrifício. É que os benefícios, para os que se deixam envolver, também são inegáveis: o espírito, a aprendizagem, as pessoas, o activismo, a diferença.

Ser Jota é lutar por uma causa, por algo que vai para além do próprio nariz. É não ficar em casa, como se o mundo não importasse ou não nos dissesse respeito. É vestir a camisola. Na JSD não descredibilizamos a Juventude. Não acreditamos que a juventude seja rasca ou à rasca como se diz por aí. Aqui acreditamos que a juventude tem qualidade e que vale a pena investir nela. Mais ainda, estamos dispostos a prová-lo.

Joana Ribas.



13 comentários:

  1. Isso é tudo muito bonito, mas é importante frisar que são as pessoas que procuram "tachos" como é mencionado, que se mantêm na Jota, todos os outros que não se aliam a vocês e a vossa conversa, não são tidos nem achados, simplesmente se forma uma "panelinha" de forma a que as pessoas desistam... Afinal não é uma Jota aberta a toda a juventude e muito menos que procura valorizar esta nova geração.
    E eu pergunto onde está a liberdade de escolha e sobretudo de opinião?
    Meus caros não se deixem enganar pelas aparências,porque nem tudo o que parece é...
    Apesar de ser uma pessoa apoiante do PSD, já mais apoiarei o sistema imposto por esta Jota e sobretudo as pessoas que nela intervêm...
    Portanto só me resta dizer para terem atenção ao que escrevem, para não caírem no erro de estar a criar ilusões a Juventude.

    ResponderEliminar
  2. Eis, que a liberdade de expressão está a ser cortada...apagar comentários sinceros e honestos só mesmo nesta Jota. Mas como eu sou uma pessoa persistente aqui vai novamente...
    Meus caros é importante frisar que as pessoas que se mantêm na Jota são precisamente as que procuram "tachos", tal como mencionado a pela autora.
    Esta é uma Jota hipócrita, e quem não se alia aos "taxistas" não é tido nem achado, forma-se uma "panelinha" até que a oposição a mesma desista.
    E eu pergunto, onde está a liberdade de expressão e opinião?
    E o facto de apagarem o meu comentário anterior comprova-o.
    Desengane-se quem acredita no que está citado em cima, porque na realidade esta Jota não é aberta a toda a Juventude que se quer fazer ouvir, mas sim a uma Juventude submissa aos interesses de quem intervêm neste núcleo.
    Sou uma pessoas apoiante do PSD e acredito nos valores deste partido, mas jamais apoiarei esta Jota e os elementos que nela intervêm, são movidos pelo interesse e não pelo apoio a Juventude...Mais uma vez cuidado com o que escrevem para não criarem ilusões a esta nova geração...

    P.S.-Podem voltar a apagar, mas voltarei a escrever...

    ResponderEliminar
  3. "O que é que lhe dizes?" Que a democracia passa pela liberdade e não pela exclusão de militantes só porque vos podem fazer frente!!! Ainda tens que aprender muito, e quanto ao "Ser Jota é lutar por uma causa, por algo que vai para além do próprio nariz", és a própria a fazer isso. Nariz empinado e não olhas a meios para atingir os fins. Agora apaga o comentário, como fazes com tantos outros.
    Concordo com essa Alice!!! Lamentável é as pessoas não saberem quem realmente vocês são, ou então são tão obcecados pelo partido porque se podem divertir com "mulherzinhas" como vocês. Ideias? nenhumas! Fazem pela comunidade? O quê? O PSD só sabe criticar o Sócrates porque quer o poder mas esquecem-se que também pertencem ao Governo e que ele não tem maioria absoluta. A desgraça em que está o país também é vossa! Quem paga, como sempre, é o Zé Povinho. E ainda querem acabar com o Estado Social? Deviam ter vergonha.Tenho Dito!

    ResponderEliminar
  4. comentários engraçados! só acho estranho é que estas criticas nunca tenham sido feitas em local próprio. pois, eu quase que compreendo, aqui é muito mais simples e fácil pois surgem mascarados sob identidades que ninguém conhece e identifica!para ser JSD é preciso saber aceitar as criticas. mas é também preciso saber fazê-las em sitio e hora oportuna! ate porque, contrariando o que aqui já vi escrito, nunca vi um militante ser afastado ou empurrado borda fora, bem pelo contrario sempre os vi serem acolhidos e ouvidos (mas também e verdade que só se acolhe quem aparece e da a cara e as suas ideias) mesmo quando as suas ideias não vão de encontro com a opinião da generalidade dos militantes e comissões politicas. Faço alias um apelo a Alice e a Carolina Santos para que apareçam a uma das muitas reuniões que realizamos e venham expor os vossos pontos de vista e opiniões em local próprio e adequado. uma coisa vos garanto, sereis bem recebidas, acolhidas e ouvidas e aceites! não façam é comentários sob uma fachada indefinível! somos todos Homens de bem e que procuram o melhor para a sociedade em que estamos inseridos! bem-hajam e saudações sociais- democratas para todos e todas!!!

    Pedro Gonçalo

    ResponderEliminar
  5. Meu caro, que eu saiba o sr não pertence ao núcleo da feira, se no seu as coisas funcionam bem, então os meus parabens. E se eu falo é porque sei o que se passa, não esteja a defender o que não tem defesa, até porque a sua opinião não tem qualquer validade, está inserido no meio é normal que o defenda.
    Quanto a hora oportuna esta é uma delas, porque acho uma verdadeira palhaçada mencionarem coisas que não o são, e fazerem citações destas:"A militância significa que muitas vezes nos vão chamar “tachistas”. Para quem nunca esteve deste lado, aqui fica a perspectiva interna: quem vem com esse objectivo, acaba por ir embora." principalmente vindo de quem vem...
    Como eu costumo dizer "NÃO FALEM DO QUE NÃO SABEM"...
    Eu falo do que sei, e pelos vistos não sou a única pessoa a ter a mesma opinião.

    ResponderEliminar
  6. Primeiro, Caras Alice e Carolina, lamento que se escondam por trás de um pseudónimo. Se realmente querem reclamar alguma coisa deviam ter a coragem e a frontalidade necessária para assumir as próprias opiniões e assinarem com o próprio nome.

    Segundo, nenhum post foi apagado, como podes comprovar ele aparece e isso é prova que não foi apagado.

    Terceiro, dizes ter sido afastada. Alguém te apontou alguma arma e te impediu de fazeres seja o que for? Uma pessoa só é afastada de determinado objectivo quando não tem perseverança suficiente para lutar por aquilo que quer.

    Conheço a Jota da Feira bem, e a única coisa que posso dizer é que sempre me aceitaram bem.
    As pessoas que realmente conhecem minimamente a Jota da Feira sabem que as coisas escritas pelos "Anónimos" acima mencionados, não correspondem a verdade e provavelmente são pessoas que por pura ignorância não sabem do que falam.

    Não se preocupem "Alice e Carolina", os Jovens Feirenses não se deixam enganar e não vão acreditar em pessoas que se divertem a fazer ataques pessoais sob nomes fictícios.

    ResponderEliminar
  7. Anónimos? Estás ali a ver escrito: ANÓNIMO? Penso que ainda sei o meu nome. Só não sei é como conheces tão bem a JSD Feira, se só há bem pouco tempo, lá entraste. Todas as vossas palavras até parecem sinceras, até levariam alguém a acreditar mas felizmente ainda há muita gente inteligente e capaz de perceber que, Portugal está como está, por mentalidades como as vossas, que dizem fazer algo pela comunidade e até agora nada se viu, nem a nível nacional conseguem! E depois aparecem nas televisões atrás dos grandes lideres, sim porque de facto, é só isso que vocês sabem fazer, correr atrás deles para se mostrarem!!! Só mais uma coisinha, porque é que a autora deste embróglio ainda não fez um comentário sequer? está a mandar o seu exercito ou ainda está a pensar no que escrever? Claro! Tem um estatuto a manter. Compreende-se!
    Pedro Gonçalo, se nao é para criticar ou elogiar, então porque criaram este blog? É que, de certeza, não são só os meus comentários ou dessa Alice, ou seja de quem for, que apenas vou receber.
    E quem te disse que já não me dirigi a alguém competente para denunciar seja o que for? Isto é tudo um sistema geral!

    ResponderEliminar
  8. Cara Alice e Carolina Santos, agradeço a vossa participação neste espaço ,criado com o intuito de dar a oportunidade a toda as pessoas de participarem, criticarem, exporem as suas discordâncias ,e quiçã identificarem-se com o nosso projecto ,mas jamais será travada a liberdade de expressão pela qual nos pautamos , por uma qualquer crítica política ou opinião divergente.
    Agora o que me repugna ,é a utilização de espaços públicos, para realizar ataques pessoais e não de índole política, isso para mim não só vai contra qualquer uma das regras basilares da boa educação como extravasa os limites do aceitável na politica e nas relações sociais.
    Não duvido, que existam razões de lamento de vossa parte, por uma qualquer situação que vos deixe descontente, agora o que não se coaduna com a vossa acusação é a forma como a fazem, pois existem várias maneiras e formas de o fazerem, (inclusive aproveito para declarar a minha disponibilidade para falar com vocês num qualquer local de vossa escolha) que não sejam lançarem acusações no ar, em vão e esquecendo que as mesmas são injustas pois visam um Núcleo formado por pessoas que nada ganham com o que fazem além da experiência ,camaradagem ,solidariedade e a sensação de dever cumprido.
    Pelos nossos projectos, ideias, legitimidade, e história recomendo-lhes ponderação, objectividade e concretização em local próprio de tão graves acusações, pois como não concluíram nenhuma das acusações, isto só tem aspecto calunioso, o que não deixa de constituir crime, não querendo que interpretem isto como qualquer tipo de pressão, só pretendo a VERDADE, e essa só será descortinada quando nos locais próprios seja intentada, ou explanada toda a história fáctica , que justifique o que foi supra referido.
    Lamento, por último que tenha tanto conhecimento do nosso Núcleo e que não participe no mesmo, pois o que tenho visto nos últimos tempos é a porta aberta durante as reuniões com esse cariz, e nunca ninguém foi proibido de frequentar a Jota.

    Convido-a(s)a vir a uma reunião, e com os seus próprios olhos veja(m) o trabalho a dedicação com que a actual Comissão Política trabalha, e depois tire as suas ilações, e talvez assim, consiga reunir um maior numero de factos, que lhe permitam fazer um texto mais verosímil.
    Um muito obrigado pela vossa participação.
    Pensem no que vos disse, pois se têm vontade, e querem dar o vosso contributo a Jota espera por vocês.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  9. Antes demais boa tarde.
    Quanto a estes comentários magníficos tenho a dizer que essa Jota é uma verdadeira palhaçada. Conheço-a muito bem e a maioria dos elementos, e tal como diz a colega Carolina vocês só querem aparecer, meter as mãozinhas na massa que é bom nada. Mas passarem o tempo a correr atrás das pessoas ditas importantes é o vosso melhor hobby. E claro que não ganham tostão nenhum, porque esse não é o vosso objectivo, o vosso vai mais além...
    Mas acho bastante interessante que defendam a vossa tese, quando uma ou duas pessoas resolvem mostrar o que realmente é esse grupo de jovens, e eu estando bastante próximo desse grupo admiro essas duas pessoas por tentarem mostrar essa realidade.
    E já que dizem que fazem muito pela comunidade, vamos a arregaçar as mangas e passar da teoria a prática, mas não com foruns, nem peddy paper ou rally paper, jantares (...) isso não ajuda em nada a comunidade.
    Utilizem os vossos conhecimentos, muitos deles adquiridos no ensino superior e a custa dos nossos impostos, para ajudar a comunidade, um trabalho sem fins lucrativos.
    Será que são capazes???
    Ponham esses cérebros a trabalhar...

    cumprimentos

    ResponderEliminar
  10. Isto realmente é um máximo dizerem que uso nome fictício...Vocês realmente devem achar que sou criancinha como alguns de vós. Tenho 28anos e não tenho filhos da vossa idade e muito menos tenho que estar a "ouvir" estes comentários de quem não sabe o que diz e que entrou a meia dúzia de dias para a Jota.
    Quanto ao comentário do Frederico ele que vá ao dicionário ver o significado de afastar, ou será que nessa cabeça o afastar só se verifica por meio de violência... As coisas que se aprende na Jota. Que eu me recorde nunca mencionei ter sido afastada, mas conheço elementos que o foram e outros que não querendo fazer parte do sistema nunca chegaram sequer a ser aceites, digamos que a folha de inscrição se perdeu.enfim...

    Quanto ao comentário do João (Jl) acho caricato estar a falar em crime, sabe o que diz pergunto eu!!!!
    E respondo, não não sabe...mas se quiser vá tirar a licenciatura em criminologia como eu fiz.
    Ataques pessoais???
    Não não, isto não é um ataque, é apenas um esclarecer um elucidar do sistema dessa Jota.
    A parte das acusações graves também é interessante...não são acusações, são constatações da realidade...

    Ir a reuniões com 5 ou 6 pessoas, e ouvir e ver coisas que repugnam qualquer pessoa...não...já passei essa fase á uns anos.

    ResponderEliminar
  11. cara alice a minha opiniao e tao valida como a sua! ate porque se e como estou em crer, tambem nao faz parte deste nucleo que tanto critica mas que tambem nunca nada fez para o tentar melhorar! e de atoardas para o ar andamos todos fartos. para isso basta o socrates! se tanto diz que sabe do que fala, concretize! e muito mais simples lançar suspeitas e duvidas para o ar do que concretiza-las, eu sei, mas assim sendo parece-me mais que evidente que afinal nao sabe ou tem a minima noçao do que esta a tentar para ai dizer! abraços a todos e mais uma vez convido todos aqueles que quer tenham criticas ou ideias para ajudar que participem, quer nas acçoes promovidas pela jsd quer nas suas reunioes.

    ResponderEliminar
  12. A Comissão Politica do Núcleo Residencial da JSD de Santa Maria da Feira agradece a todos a participação activa no nosso blog. Somos a favor da liberdade de expressão e acreditamos que todos podemos ter opiniões diferentes sobre os mais variados assuntos. Esta divergência de opiniões é salutar e sempre bem-vinda.

    O que esta Comissão Politica não tolera e jamais tolerará é que a liberdade de expressão se confunda com liberdade de insulto. A nossa liberdade acaba quando começa a dos outros.

    Por esta razão, pedimos a toda a comunidade que continue a participar activamente no blog, que foi criado para vós, apelando única e exclusivamente ao bom senso e discernimento na hora de realizar comentários.

    Para todos os Jovens Feirenses a porta continua sempre aberta

    A CP NR|JSD Feira

    ResponderEliminar