Numa altura em o Estado Português atravessa uma das maiores crises financeiras de que há memória, parece-me importante discutir não só as politicas económicas seguidas pelos diversos Executivos, como também repensar todo o sistema político nacional, começando na estrutura e acabando na credibilização e responsabilização.
A renovação dos actores políticos deve ser realizada de uma forma prudente e tendo em conta a qualidade dos mesmos, isto porque não podemos passar a imagem de que a política é uma espécie da área residual, onde são depositados aqueles que não se enquadram competitivamente em mais lado nenhum.
As Juventudes partidárias têm hoje um importante papel a desempenhar na reestruturação e renovação das gentes políticas, passando o mesmo por fornecer aos seus militantes/jovens uma cada vez maior formação em diversas áreas, como o poder autárquico, gestão de serviços públicos, políticas de desenvolvimento sustentável, cultura, urbanismo, ambiente e muitas outras que se achem oportunas. Devem vincular-se a uma ideia de serviço público, isto é, os jovens devem estar na política porque acreditam em si e nos projectos dos seus partidos e nunca por uma questão de empregabilidade ou de saída profissional que daí possa advir.
O NR-JSD da Feira têm vindo a servir-se da sua situação privilegiada enquanto entidade politica com total participação nas Assembleias de Freguesia, face ao cidadão comum, para fazer o elo de ligação entre a política e a sociedade, sendo este um importante trabalho a ser realizado, pois muitos dos problemas são provenientes da falta de informação ou da contra-informação.
Na minha opinião, para além da crise financeira e económica, temos a crise de identidade e crença.
Os jovens têm de acreditar na mudança, competitividade, e solubilidade deste País, são a base e futuro desta Nação, não podem encetar um caminho de descrença e laxismo, baixando os braços, e nada fazendo. Nunca nos podemos esquecer que os jovens de hoje, serão os lideres de amanhã, e sem juventude activa e credível quem mais poderá renovar os quadros da governação Estadual, Regional e Autárquica.
LANÇO O REPTO A TODOS OS QUE ACREDITAM QUE É POSSÍVEL FAZER MELHOR... A JSD ESPERA POR IDEIAS NOVAS, PESSOAS NOVAS, LIDERANÇAS NOVAS, NÃO TE FIQUES PELA CRÍTICA... ACTUA!!! FAÇAM-SE OUVIR, POIS SÓ ASSIM PORTUGAL VINGARÁ, SÓ ASSIM ATINGIREMOS UM FUTURO PRÓSPERO EM IDEIAS QUE CONTRIBUAM PARA O DESENVOLVIMENTO ECONÓMICO E CORRESPONDENTE EMPREGO ESTÁVEL!!!!!
"A intervenção activa é a única possibilidade que temos de tentar passar do isolamento das nossas ideias e das teorias das nossas palavras à realidade da actuação prática, sem a qual as ideias definham, e as palavras tornam-se ocas”.
Francisco Sá Carneiro
Quem fala assim não é gago!! Vamos mexer com a cidade e com o nosso País! Quem tiver ideias é lança-las e mesmo que sejam impossíveis, executá-las!
ResponderEliminarMuito bem João :) Eu também acredito!
ResponderEliminar