No passado sábado, a JSD Concelhia de Santa Maria da Feira, no âmbito do seu projecto de visitas associativas, visitou as Associações da Freguesia de Santa Maria da Feira., em articulação com o NR|JSD Feira. Nesta visita, estiveram presentes Pedro Rodrigues e António Leitão Amaro, Presidente e Secretário-Geral da JSD Nacional e Deputados à Assembleia da República, naquela que foi a sua última actividade enquanto membros da Comissão Política Nacional. Duarte Marques, candidato à presidência da CPN, e Bruno Coimbra, Presidente da Distrital de Aveiro, também marcaram presença.
Começando a visita pela Associação Rosto Solidário, onde fomos recebidos pelo Presidente, o Padre Manuel Pires. A Rosto Solidário é uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento, que mantém uma área social de apoio às famílias, suportada por um banco de recursos alimentares e materiais. Ao seu dispor, estas famílias encontram assistentes sociais, psicólogos e juristas, que lhes prestam os serviços de ajuda que necessitam, sempre em coordenação com os serviços sociais. Geograficamente, a Rosto Solidário não se limita ao Concelho de Santa Maria da Feira. Alarga fronteiras até à Província do Uíje (Angola), onde fomenta a sustentabilidade ao criar infra-estruturas e ao investir na educação dos jovens, possibilitando-lhes o acompanhamento do desenvolvimento emergente do seu país. Como maiores dificuldades, são apontadas a corrupção e a burocracia. Levando a cabo o seu trabalho graças a associados, voluntários e parcerias, a Rosto Solidário pretende alargar o seu raio de acção a outros concelhos e chegar a outros países.
De seguida, o Académico da Feira recebeu o grupo, naquele que é um clube histórico para a cidade de Santa Maria da Feira. Fundado em 1972 e sediado no pavilhão da Lavandeira, o Clube conta já com mais de 200 atletas, nas modalidades de futsal, ténis e hóquei em patins. As maiores dificuldades prendem-se com questões financeiras, cujos recursos derivam de protocolo com a Câmara Municipal e dos patrocínios, e com as parcas infra-estruturas, que se encontram desactualizadas para a dimensão do Clube. As maiores despesas estão inerentes aos jogos realizados em casa. Amadeu Pinto, presidente do Académico, lamenta a pouca adesão dos feirenses a um clube da terra, que classifica como a sua segunda família.
Na visita seguinte, recebidos pelos elementos da Associação de Estudantes, numa apresentação conduzida pelo Presidente João Marques e pelo Vice-Presidente Rui Ferreira, a JSD pôde conhecer de perto a realidade dos estudantes universitários do nosso Concelho, que falam de um estabelecimento de ensino onde os alunos se sentem em casa. A Queima das Fitas é o seu maior foco de trabalho, em que toda a organização e execução são feitas pelos próprios estudantes. No ano transacto, iniciaram mandato com saldo negativo, o que não os impediu de continuar a trabalhar. André Mota, à altura Presidente e também presente na visita, agradece o apoio logístico da Câmara Municipal e orgulha-se de ter deixado a Associação com saldo positivo. Além da Queima das Fitas, a Associação percorre os vários bares feirenses e interage com a comunidade estudantil às “quintas-feiras negras”; tem o programa “Capas Negras”, na RCF; e organiza as conferências “20 anos, 20 casos de sucesso”, com antigos alunos, de forma a mostrar que o Isvouga é uma boa aposta.
Por último, visitamos uma banda emergente. “The Loyd” receberam-nos na sua sala de ensaios, onde nos falaram de todas as dificuldades inerentes a tentar vencer no mundo da música. O seu primeiro trabalho data de 2007, embora já existam desde 2004. Particularmente castigados pela proibição das rádios passarem mais de 15% da música nacional quando cantada em inglês, a banda não baixa os braços e continua a trabalhar. No final, Jou, Azevedo e Mike mostraram toda a sua garra, numa pequena actuação para os presentes. A esta banda feirense, a JSD deseja sucesso na mesma medida do seu enorme talento.
Para finalizar este dia em grande, a Concelhia organizou um jantar, onde estiveram presentes cerca de 65 militantes, numa sentida homenagem a Pedro Rodrigues e António Leitão Amaro. Também presentes estiveram o Dr. Amadeu Albergaria, Deputado Feirense à Assembleia da República, o Engenheiro António Topa, Presidente da distrital do PSD de Aveiro, e o Dr. Emídio Sousa, Presidente da Concelhia do PSD de Santa Maria da Feira. A noite encerrou com festa no Villa Caffé.
Às Associações visitadas, a JSD agradece a disponibilidade, mas sobretudo o árduo trabalho realizado, que constantemente engrandece o nome da nossa Freguesia e do nosso Concelho. Para elas, assim como para todo o associativismo feirense, as nossas portas estão sempre abertas.
Foi uma boa tarde e uma boa noite onde se aprendou muito, e se mostrou que a vontade e força das pessoas pode ultrapassar os maiores problemas. Não é so querer claro, mas esse querer é o essencial.
ResponderEliminarConcordo Marco. Foi uma bela tarde onde pudemos conhecer um pouco mais a realidade do que se passa na nossa terra.
ResponderEliminarQuero dar os parabéns as associações que apesar das muitas dificuldades trabalham arduamente ultrapassando os obstáculos, agradecendo o contributo que cada uma dá a comunidade.