sábado, 4 de dezembro de 2010

Francisco Sá Carneiro

Escrevo este texto na nossa sede concelhia. À porta estão já dezenas de militantes. Há eleições para a distrital e o Eng.º Topa é o nosso candidato a Presidente. Está frio, muito frio, mas as nossas pessoas chegam com alegria. Ouvem-se conversas no ar. Fala-se do país e do concelho. A sede está viva.

A 21 de Março de 1976 a sede estava em ansiedade. Cada vez chegam mais pessoas. Muitas são jovens e não sabem que mais de trinta anos depois nos terão ensinado tudo o que sabemos na política. Mas acreditam. Acreditam muito. Na social-democracia e na pessoa que os faz sair sempre de casa para lutar por um Portugal livre e melhor.

Nesse dia de mês de Março de 1976 Francisco Sá Carneiro visitou o concelho da Vila Da Feira. E nem a chuva nem o vento conseguiram diminuir o entusiasmo das gentes da Feira.

Nessa onda de entusiasmo destacou-se a nossa JSD. Sá Carneiro haveria de deixar escrito: “para a JSD da Feira, que com o seu entusiasmo e trabalho afincado, encabeçado por Paços de Brandão, contribui decisivamente para que 21 de Março de 1976 fosse, para a Feira e para o País, uma grande jornada social-democrata.”

Estas palavras estão escritas num quadro à entrada da sede concelhia. Na Feira quem é da Jota conhece estas palavras e quando alguém cita Sá Carneiro pode sempre pensar que nesse dia foi Sá Carneiro quem citou a JSD da Feira. E destacou o seu trabalho. E é por essa característica que a JSD sempre se destacou e deve continuar a destacar-se. Pelo trabalho.

Amadeu Albergaria

Sem comentários:

Enviar um comentário