segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Adeus feriados…

Sob o lema da produtividade, o Governo vai mesmo avançar com a eliminação de alguns feriados nacionais e também colar outros ao fim-de-semana, evitando a oportunidade de pontes.
Para o Executivo, os portugueses gozam de feriados a mais em comparação com o resto da Europa. Aliás, o programa do Governo PSD/CDS já antecipava a revisão das datas dos feriados. No documento estava prevista a regulamentação do Código de Trabalho para garantir a possibilidade de alteração das datas de alguns feriados, de modo a diminuir as pontes demasiado longas e aumentar a produtividade. Agora a medida é mesmo para avançar.
A argumentação do Governo apoia-se na comparação com a média dos países da União Europeia. No entanto segundo os dados da Fundação Europeia para a Melhoria das Condições de Vida e de Trabalho /Eurofound), sem contar com os feriados regionais, em 2011, os portugueses gozaram 11 feriados.
Na prática, apenas um feriado acima da média de 9,6 dos 27 Estados-membros. Espanha, por exemplo, tem 14 feriados. Apesar de faltar contabilizar as tolerâncias de ponto, elas nem sempre têm réplica no privado.
Neste ano Portugal, sem o Carnaval, estão previstos 13 feriados, quatro dos quais calham ao fim-de-semana (Ano Novo, 10 de Junho Dia de Portugal, 1 Dezembro Restauração da independência e 8 de Dezembro).

Sem comentários:

Enviar um comentário