A Europa e o Mundo tremeram na semana passada, quando a Grécia propôs a realização de um referendo. O princípio do fim do euro começou a vislumbrar-se diziam alguns, outros diziam que era uma jogada genial do primeiro-ministro Grego. No fim, parece que vai haver um governo de salvação nacional com representação alargada, que já poderia ter sido formado á bastante tempo e poupado outros países Europeus das ondas de choque.
Itália começa agora a tremer também, pois para aqueles lados as coisas também não estão bem. A verdade é que o risco de um resgate em Itália é demasiado grande, e o mundo começa a questionar se a Europa, que ate agora reagiu sempre tarde, terá capacidade de reacção à crise Italiana, que caso rebente, será muito pior do que aconteceu com Irlanda, Portugal ou Grécia.
No meio disto tudo está Portugal, que das tripas faz coração, para conseguir cumprir com os acordos, e é esmagado pelos mercados que tremem com estas notícias nada animadoras. A Europa precisa de reagir rápida e cirurgicamente. Todos estamos fartos de cimeiras históricas, que de históricas só têm que nada se resolve. Cimeiras Europeias, G20, G8, etc… das quais sai muito pouco ou nada.
Sem comentários:
Enviar um comentário